Depressão


O que é a Depressão?

A depressão é uma perturbação do humor e pode assumir diferentes formas e graus de gravidade.

Segundo a Organização Mundial da Saúde é o problema de saúde mais prevalente na União Europeia, afetando cerca de 50 milhões de pessoas. As estatísticas revelam ainda que 11% da população poderá sofrer um episódio depressivo ao longo da vida e que esta é a segunda maior causa de incapacidade. Em Portugal estima-se que existam cerca de 8% de pessoas com depressão.

A depressão major é um dos tipos de depressão mais frequente, sendo caracterizada por uma combinação de sintomas que interferem com a capacidade do doente de se relacionar com outros, trabalhar, dormir, estudar, comer e desfrutar atividades que eram anteriormente consideradas agradáveis.

Quando experienciamos estados depressivos em determinados momentos, idades ou com determinadas características, os profissionais de saúde mental dão-lhe diferentes nomes. Por exemplo, quando esta condição clinica ocorre após o nascimento de um bebé referimo-nos à Depressão Pós-Parto, quando tendemos a experienciar estados depressivos no Inverno, podemos chamar-lhe Depressão Sazonal, quando ocorre com crianças denomina-se Depressão Infantil (mais difícil de diagnosticar por possível presença de sintomas físicos e comportamentais), e com adolescentes Depressão na Adolescência. A presença de delírios e/ou alucinações é sugestiva de uma depressão psicótica (indicador importante de gravidade).

Quais são as causas da depressão?

O desenvolvimento deste quadro clinico associa-se a fatores orgânicos (vulnerabilidade genética, níveis reduzidos de determinados neurotransmissores, uso de álcool e/ou drogas, alterações e doenças cerebrais) e psicológicos (traumas na infância e acontecimentos stressores). Não existe propriamente a causa da depressão, mas sim múltiplos factores que podem dificultar a manutenção dos sintomas depressivos e fazendo-os persistir aos longo do tempo (mais de dois anos pode ser considerado depressão crônica).

A depressão pode ser confundida com sentimentos de tristeza?

Os sentimentos de tristeza podem ter diferentes causas, geralmente são reativos a acontecimentos de vida significativos (morte de um ente querido, perda de emprego, crise financeira, fim de um relacionamento) e de um modo geral, são temporários e não são incompatíveis com uma vida normal. Ficar triste na sequência de um destes acontecimentos de perda pode ser uma experiência extremamente dolorosa mas não é o mesmo que ter depressão.

Depressão reativa ou perturbação de adaptação?

Os sintomas depressivos quando apresentados na sequência a uma situação, também chamada de perturbação de adaptação, é uma condição que ocorre em resposta a um stressor emocional identificável. Estas situações podem ser vividas com ansiedade e humor deprimido mas não apresentam critérios para outro diagnóstico. Por isso, o nome perturbação de adaptação é o diagnóstico mais adequado.

Como ajudar alguém com depressão?

Os sintomas da depressão podem prolongar-se no tempo. Aprender a identificar os sinais de depressão é fundamental para  ajudar a procurar o tratamento da depressão adequado às necessidades de cada pessoa.

A depressão tem cura?

A remissão / diminuição dos sintomas pode ser conseguido com recurso a tratamento psicológico / psicoterapia (psicólogo) e/ou farmacológico (psiquiatria).

Na consulta de psiquiatria pode ser indicado a toma de medicamentos antidepressivos e estabilizadores do humor. O medicamento indicado pelo médico e o tempo de tratamento podem variar de acordo com o grau da depressão, que pode ser leve, moderada ou grave.

Além dos medicamentos, a intervenção psicológica / psicoterapia é fundamental pois assim é possível que seja discutido nas consultas as dificuldades emocionais, pensamentos depressivos e o sentimento ao longo do dia, e que seja identificado os fatores relacionado com o desenvolvimento da depressão, o que ajuda a elaborar estratégias que promovam a qualidade de vida e o bem-estar.

Recomenda-se a prática de atividades que promovam a sensação de bem-estar, como atividade física, leitura, passeios ao ar livre e meditação.